Chamadas de Problemas

Chamada de Problemas para a IX Maratona Mineira de Programação

O Comitê Prova da Maratona Mineira de Programação está solicitando problemas para a 9ª edição do evento, que ocorrerá em 28 de maio de 2022, na qual competirão universidades de todo o estado de Minas Gerais.
Os autores dos problemas selecionados podem registrar seu interesse em participar do desenvolvimento final da prova.
Para cada problema, é necessário preencher e submeter o formulário disponível em: Formulário.

A submissão deve conter:
– uma descrição precisa do problema com exemplos de casos de teste (uma história associada não é necessária, mas é bem-vinda)

– uma descrição das estratégias possíveis para solução; para problemas em que o tempo de execução seja relevante, indicar a complexidade máxima aceitável

– um plano de teste simplificado, indicando características dos testes que sejam importantes para verificar a corretude das soluções

– uma estimativa da dificuldade do problema para os competidores.
Submissões incompletas ou que não cumpram o formato estabelecido não serão consideradas.

—————————————————————
Restrições
—————————————————————

* o autor não poderá competir na Maratona Mineira. Submissões de técnicos (coaches) ou demais membros da organização da Maratona Mineira são bem vindas.

* o autor que manifestar interesse em ajudar nas etapas subsequentes da elaboração da prova deve ter tempo disponível, durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2022 para trabalharem seu problema (finalizar e melhorar enunciado, testes e soluções), e de preferência ter também tempo para trabalhar em problemas de outros autores.

* o autor deve se comprometer a manter sigilo sobre o problema submetido até que o Comitê tenha terminado a seleção dos problemas, e caso o problema seja selecionado, até o final da competição.

Os problemas não selecionados podem ser utilizados pelos autores que os enviaram, em outras competições, ou para re-envio em outro ano.

—————————————————————
Sugestões para escrever um bom problema
—————————————————————

* Se você nunca escreveu um problema, leia e estude ao menos uma prova inteira da Maratona Mineira de anos passados antes de começar a escrever. Sugere-se estudar mais de uma prova.

* Para uma boa prova, necessita-se de problemas de todos osníveis de dificuldade. Um bom problema não é equivalente a um problema difícil.

* Há muitos temas para problemas (grafos, programação dinâmica, geometria, aritmética, guloso, backtracking, estruturas de dados, etc.). Geralmente grafos e programação dinâmica são os mais populares, mas os problemas das provas serão selecionados tendo diversificação em mente. Nota: é muito bom quando um mesmo problema toca vários temas.

* Procure deixar bem claro quais são as entradas válidas, incluindo limites para todos os parâmetros.
* Os problemas com saída única são preferíveis. Se sua ideia tem saída múltipla, há várias técnicas que podem ser usadas para facilmente transformá-la em um problema com saída única(resultados em ordem lexicográfica, solicitar apenas o mínimo e o máximo e não a descrição do conjunto completo de resultados, etc).

* Os problemas de decisão são os mais difíceis detestar. Procure fazer com que as possíveis saídas de seu problema tenham vários valores (um inteiro, uma cadeia, etc.)

* A menos que a ideia de um problema seja diretamente relacionada à entrada/saída (por exemplo, problemas de parsing, ou de desenho na tela), tanto a entrada como a saída devem ser o mais simples possível de ler usando entrada/saída padrão(printf/scanf, cout/cin, BufferedReader/System.out).

 

Atenciosamente,
Comitê de Prova da Maratona Mineira de Programação

 


Patrocinadores

Adamantium

              


Mithril

            


Realização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *